A Inspeção ao funcionamento dos purgadores de condensado, com recurso à tecnologia de ultrassons/termografia, permitirá identificar e classificar o seu estado de funcionamento, assim como sugerir critérios de manutenção a implementar. Posteriormente à inspeção caso o cliente pretenda poderá ser fornecida uma proposta para a reparação.
Os purgadores de vapor são válvulas automáticas, projetadas para descarregar condensado (e eliminar ar) sem a perda de vapor. Assim, como qualquer equipamento mecânico, estão sujeitos ao desgaste que eventualmente irá exigir manutenção e reposição, de acordo com as especificações do fabricante. As avarias normalmente assumem duas formas: Fuga de vapor, ou Bloqueio da descarga do condensado. Segundo o “Reference Document on Best Available Tecnhiques for Energy efficiency (European Commission)”, os sistemas de vapor que não foram inspecionados nos últimos 3 a 5 anos, têm uma taxa de fugas que pode chegar aos 30%. Em sistemas com um programa de inspeção e manutenção implementado, esta taxa de fugas será menor que 5%.
O ar comprimido é uma forma de energia que tem custos elevados, podendo as fugas representar, em média, cerca de 10 a 15 % do consumo de ar comprimido num SAC, havendo contudo instalações com valores superiores a estes (até 30-40%), tornando-se emergente a sua localização e reparação.
É importante que em todas as empresas exploradoras de um SAC, seja prática comum a implementação de um programa regular de verificação e eliminação de fugas de ar comprimido, de forma a mantê-las dentro de valores aceitáveis. A existência de pequenas fugas é inevitável, mesmo num SAC bem concebido e com uma manutenção adequada, devendo estas representar menos de 5% do consumo dos compressores.
A metodologia proposta passa por uma inspeção ao Sistema de Ar Comprimido e identificação das fugas encontradas, utilizando a tecnologia de ultrassons, sinalizando-as com uma etiqueta. Elaboração de relatório com identificação das fugas encontradas, sua localização, fotografia, estimativa do caudal de ar perdido e custo associado a essas perdas energéticas.
Posteriormente à inspeção caso o cliente pretenda poderá ser fornecida uma proposta para a reparação das fugas identificadas.
Sendo um dos principais equipamentos consumidores de energia em algumas instalações industriais e nos edifícios de serviços, em que pode representar mais de 50% do consumo total do edifício, tonar-se pertinente a sua avaliação energética.
A determinação da eficiência destes equipamentos é realizada através da medição em simultâneo dos consumos de energia elétrica e da produção de energia térmica (água gelada ou quente).
Num sistema de combustão com eficiência energética teórica de 100% toda a energia libertada na queima do combustível é transferida para o processo. No entanto, tais sistemas ideais não existem e na realidade, parte dessa energia é perdida para o meio envolvente através das paredes e dos gases de combustão, sendo importante monitorizar a eficiência térmica destes equipamentos. A determinação da eficiência destes equipamentos, será feito através de balanços de massa e de energia, podendo realizar-se através de dois métodos: método direto ou método indireto. Nos trabalhos de campo, serão recolhidas/monitorizados todas as informações/dados necessárias à determinação do rendimento térmico do equipamento.
A inspeção com recurso à termografia é aplicada em diversas análises, registando a radiação infravermelha emitida, permite antever falhas, com a consequente perda de produtividade, segurança e eficiência energética. Relativamente à rede de distribuição de fluidos térmicos, esta permite identificar falhas de isolamentos, assim como os pontos onde este se degradou, permitindo saber em que locais intervir de modo a reduzirem-se as perdas energéticas.
Quanto aos quadros elétricos, esta é uma análise que permite identificar diversas falhas que podem ocorrer, as quais originam um sobreaquecimento, não identificadas com uma inspeção visual.
Serviço elaborado por técnico formado/certificado pelo Infrared Training Center (ITC), Nível 1.